Projeto Social usa a gastronomia na capacitação de jovens para o mercado de trabalho

March 25, 2018

Chef Aprendiz lança campanha para ajudar a financiar a quinta edição do projeto

 

 

Quem me acompanha no Instagram já deve ter me ouvido falar sobre o Chef Aprendiz, um projeto de desenvolvimento humano que usa a gastronomia como a principal ferramenta.

 

O objetivo é capacitar jovens em situação de vulnerabilidade social na área da cozinha para que possam ter a chance de ingressar o mercado de trabalho em cozinhas de estabelecimentos parceiros do projeto.

 

Ao longo de seis meses, cerca de 20 jovens, com idades entre 16 e 20 anos, vivenciam aulas teóricas e práticas sobre gastronomia e autodesenvolvimento de modo a prepará-los para o mercado e também para a vida. Uma competição final encerra o processo e os jurados presentes oferecem vagas de empregos para os jovens que querem iniciar uma carreira como auxiliar de cozinha.

 

Como funciona

 

Temos três eixos principais que norteiam o projeto:

 

1. O mundo da gastronomia

2. Técnicas e mercado de trabalho

3. Meu mundo interno

 

Assim, o Chef Aprendiz proporciona uma formação integral e visa empoderar esses jovens, independendentemente de seguirem carreira na cozinha, na transição para mundo adulto.

 

São, em média, 30 encontros teóricos e práticos realizados na própria comunidade em que eles vivem, e uma competição final onde os participantes terão de fazer uma entrada, um prato principal e uma sobremesa para impressionar os jurados que podem, além de boas notas, oferecer vagas de empregos em seus negócios. Além das aulas práticas com chefs convidados, os jovens têm aulas de educação financeira, Mindfulness, currículo, sustentabilidade, ciências aplicadas no mundo da cozinha, entre outros.

 

A idealizadora

 

O projeto foi idealizado pela jovem Beatriz Mansberger, bacharel em Gestão de Políticas Públicas pela USP, na época em que ela era voluntária em uma ONG, localizada em Paraisópolis. Na ocasião, os jovens da comunidade contaram sobre seu interesse em conhecer mais sobre a arte da cozinha, nascendo assim, o Chef Aprendiz.

 

Desde então foram realizadas edições em Paraisópolis, Campo Limpo, Glicério e Jardim Colombo.

 

Quinta edição

 

Agora o Chef Aprendiz precisa da colaboração de todos para realizar mais uma edição do projeto junto à comunidade do Valo Velho, um bairro pertencente ao distrito do Capão Redondo, na capital paulista.

 

Se você se identificou com o projeto e quiser ajudar, você pode contribuir com qualquer valor. Saiba mais, clicando em https://benfeitoria.com/chefaprendiz ou acesse o site para saber mais sobre o projeto:  http://chefaprendiz.com.br/categoria/falaram-sobre-a-gente/

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

#1 

Catha é pernamboana (uma pernambucana criada em Alagoas).

#2

Catha come hambúguer pelo menos uma vez por semana rs!

 

#3

Catha adora despertar com cheirinho de café...

DICAS DE CATHA CASTRO!

© 2016 - Catha Castro - Mallerba Comunicação

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now