Aliança Francesa de SP oferece aulas on-line e gratuitas para iniciantes na pandemia
O curso traz aulas temáticas a cada semana por meio da plataforma ZOOM

Mais de 300 pessoas já se inscreveram para os Ateliers Gratuitos de Francês na Aliança Francesa de São Paulo. A iniciativa é uma maneira de a instituição seguir sua missão, que é divulgar a língua francesa e a cultura francófona no Brasil. Com aulas gratuitas propostas semanalmente, os alunos aprendem os elementos de base da língua para iniciarem uma conversa em francês.
Tudo começou com a pandemia da Covid-19
Foram necessários quinze dias, com o comprometimento de todas as equipes, para adaptar toda a operação da Aliança Francesa de São Paulo no formato home office.
Em meio à pandemia provocada pela Covid-19, todos os 72 professores, alguns já acima dos 70 anos de idade, formaram grupos com a coordenação pedagógica para adaptar o curso de francês presencial para as salas de aula ao vivo pela internet. O resultado gerou uma nova modalidade de curso que veio para ficar: aulas ao vivo com os professores, por meio da plataforma Zoom.
O formato on-line potencializou a capacidade educacional da Aliança Francesa: a possibilidade de promover a língua francesa e a cultura francófona, que agora chega ao público diretamente em sua casa ou onde quer que esteja.

Aulas gratuitas na plataforma Zoom
Fenômeno na área de ensino, a ferramenta Zoom permite a interação de alunos e professores ao vivo, o que diminui à distância em comparação a um tradicional curso EAD com aulas gravadas.
Na Aliança Francesa, o aluno participa da aula, escrevendo na lousa digital, conversando com os colegas em subgrupos e até mesmo solicitando a ajuda do professor com botões como o de “levantar a mão”.
Para interessados em conhecer a nova modalidade, toda terça-feira há a abertura de novas inscrições, a partir de um evento digital na plataforma Sympla, no qual o interessado recupera seu ingresso e, em seguida, recebe o link de acesso por e-mail.
As aulas foram desenvolvidas para um público iniciante, que nunca teve contato ou teve muito pouco contato com o idioma. Entre os temas desenvolvidos estão: apresentar-se, expressar e explicar seus gostos pessoais, apresentar sua família e atividades quotidianas. São temas essenciais para uma interação básica no idioma. Caso o aluno entre em contato com algum nativo ou tenha viagem planejada para algum país francófono, terá base para se comunicar.
Os Ateliers de Francês gratuitos e ao vivo continuam até o mês de julho.
Serviço
Ateliers de Francês gratuitos e ao vivo na Aliança Francesa de São Paulo
Inscrição: toda terça-feira na plataforma Sympla
Aulas: toda sexta-feira, às 18h. Duração de 1h.
Ingressos sujeitos a esgotamento
Para mais informações: www.aliancafrancesa.com.br
Com informações da assessoria